Funções mediadoras da Petrobras na formação socioespacial brasileira

a questão dos preços de derivados de petróleo

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.51308/continentes.v1i23.452

Résumé

A questão do preço dos derivados do petróleo, como: gasolina, diesel e GLP, ainda é relevante dada a importância destes para as estruturas produtivas e de reprodução da força de trabalho no território brasileiro. Ela ganha novo fôlego desde 2016, quando a Petrobras adota a política de Preço de Paridade de Importação (PPI) e as flutuações de preços são mais frequentes e agudas. Argumentamos que, apesar de hoje a Petrobras se mostrar como um canal de internalização de crises globais no território, como são as abruptas alterações da cotação do barril de petróleo, em outros momentos ela exerceu papel inverso, como anteparo aos efeitos dessas dinâmicas. Para tanto, analisamos a história recente da formação socioespacial brasileira e as reorientações políticas dos governos federais das últimas três décadas, identificando a gênese da atual orientação da Petrobras; e apontamos alguns efeitos socioespaciais causados pela dinâmica de preços e elementos territoriais que condicionam tal fenômeno.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atualmente professor do curso de Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Publiée
2023-12-20
Comment citer
DUARTE, Luciano. Funções mediadoras da Petrobras na formação socioespacial brasileira. , [S.l.], n. 23, p. 15-44, déc. 2023. ISSN 2317-8825. Disponible à l'adresse : >https://www.revistacontinentes.revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/452>. Date de consultation : 02 mai 2025 doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i23.452.
Rubrique
Dossiê