Experimentos glaciais: fazendo educação polar com gelo e outros ingredientes

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.51308/continentes.v1i22.401

Resumen

A educação polar é um desafio para muitos docentes e alunos. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar a metodologia de criação de dois experimentos que abordam mudanças climáticas ocorrendo em ambientes polares e fazer o relato da oficina desenvolvida com alunos do Ensino Médio. A pesquisa expõe resultados das observações e dados obtidos com um questionário avaliativo. A atividade foi válida na medida em que os alunos foram sujeitos ativos, se colocando na posição de pesquisadores polares. A experiência sobre o Ártico foi mais complexa e os participantes compreenderam melhor alterações locais do que globais. Para a Antártica, todos os alunos fizeram de forma correta o gráfico de retração das geleiras, porém mostraram dificuldades ao relacionar com o aumento do nível do mar. Destaca-se a emergência da educação polar no âmbito da Geografia, além do maior debate do conceito (geo) sistêmico em aula.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biografía del autor

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, no período de 05/2018 a 03/2019. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, monitoramento de geleiras, Ensino Polar, Geomorfologia glacial, Sensoriamento Remoto e Cartografia escolar. Atua como pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM, Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) e Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

 

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Geografia na área de Análise Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, defendeu a dissertação intitulada "Impactos Ambientais Urbanos nos Municípios do Setor Norte do Litoral Gaúcho" em dezembro de 2014 . Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialização em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007) e Especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010) . Atuou como professora de Geografia no Ensino Fundamental nas Prefeituras Municipais de Porto Alegre, São Leopoldo e Sapucaia do Sul. Tem formação e ampla experiência na tutoria em EAD.

 

Publicado
2023-10-02
##submission.howToCite##
PETSCH, Carina; KUNST, Aline Vicente. Experimentos glaciais: fazendo educação polar com gelo e outros ingredientes. , [S.l.], n. 22, p. 277-303, oct. 2023. ISSN 2317-8825. ##plugins.citationFormats.abnt.retrieved## doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i22.401.
Sección
Relatos de Pesquisa