Possibilidades do Uso do Earth Nullschool no Ensino de Climatologia no componente curricular Geografia

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.51308/continentes.v1i19.331

Resumen

O objetivo deste artigo é recomendar e expandir as possibilidades do uso do Earth Nullschool como recurso didático para o ensino de Climatologia nos anos finais do Ensino Fundamental. Foram analisados 39 artigos em periódicos nacionais Qualis/CAPES A1-B2 para obter um panorama das geotecnologias no ensino de Geografia nos últimos 10 anos. Evidenciou-se que as geotecnologias são pouco exploradas no ensino de Geografia na Educação Básica. A inserção do Earth Nullschool nas práticas pedagógicas de Climatologia pode possibilitar ao aluno a interação e visualização das dinâmicas da atmosfera e proporcionar uma maior compreensão das escalas dos eventos meteorológicos e de conceitos relacionados ao estudo do tempo e do clima. Se o Earth Nullschool for utilizado de forma adequada ao contexto escolar, pode contribuir com a construção dos conhecimentos da circulação atmosférica e Climatologia, possibilitar novos ambientes de aprendizagem e favorecer a habilidade dos alunos refletirem sobre linguagens e tecnologias digitais.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biografía del autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Graduanda em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e participante do Programa de Iniciação Científica (PROBIC FAPERGS-UFRGS).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente é Docente Adjunta no Departamento de Geografia, Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente é Professora Titular na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado
2022-04-20
##submission.howToCite##
FREITAS, Mariana Costa de et al. Possibilidades do Uso do Earth Nullschool no Ensino de Climatologia no componente curricular Geografia. , [S.l.], n. 19, p. 198-220, abr. 2022. ISSN 2317-8825. ##plugins.citationFormats.abnt.retrieved## doi: https://doi.org/10.51308/continentes.v1i19.331.